sábado, 6 de junho de 2015

Mudar o Brasil usando métodos extremos...

Voce pode mudar a forma de se conduzir nosso país, pintando as pessoas a seu próprio gosto
Se você pudesse escolher seu salário, ele seria bem alto - Não podemos deixar que os ocupantes de cargos públicos estabeleçam seus próprios ganhos - Mudanças devem começar por punições severas para as infrações sociais, em todos os níveis de importância de cargos.
Será que em 50 anos eu conseguiria aumentar o PIB per capita do Brasil de US $ 11.208 em  para mais de 110.000 dólares, reduzir a criminalidade ao nível de quase zero, melhorar enormemente a educação de nossa gente, dar condições realmente boas aos nosso velhinhos, acabar com a corrupção, acabar com os esgotos a céu aberto em todas a cidades, despoluir nossas águas, etc.

“Isso é impossível!! mudar o Brasil? - ninguém consegue fazer isso” você provavelmente pesou.

Lee Kuan Yew teve essa moral!

Mudar o Brasil é a idéia recorrente em grande parte das pessoas ao sair da infância, mas conforme crescemos, verificamos que isso, vai se tornando cada vez mais difícil.

Lee Kuan Yew foi uma das poucas pessoas que conseguiram realizar o sonho de nascer num pais, identificar seus problemas, mudá-los, e morar em sua própria utopia.

read this article in English
Para conseguirmos uma mudança efetiva, é necessário que paremos de ser repetitivos, em tarefas sem sentido, re-avaliemos nossa estratégia e partamos para a ação.  

Métodos extremos

“Nós temos que fazer diferente! Ou então não vamos sobreviver”. Esse foi o apelo recorrente de Lee Kuan Yew para os habitantes de Cingapura durante os primeiros anos de sua independência.

Adepto da disciplina, Lee defendeu punições severas para as infrações sociais, inclusive com sanção física, teorizando sem inibição sobre a força pedagógica do exemplo para influenciar comportamentos coletivos., proibindo-os de cuspir no chão, fazer pouco barulho em suas próprias residências, combatendo fortemente a depredação de bens públicos e consequentemente, a criminalidade.

No ultimo dia 23 de março de 2015 perdemos o protagonista de uma das grandes histórias de sucesso econômicos do mundo, Cingapura deve muito de sua prosperidade, para um recorde de um governo honesto e pragmático, o legado de Lee Kuan Yew, que morreu aos 91. Ele se aposentou como primeiro-ministro em 1990, mas a sua influência política do governo da forma até o dia de sua morte, e continuará a fazê-lo além.

Em um discurso televisionado emocional, seu filho primeiro-ministro Lee Hsien Loong prestou homenagem a ele.

"Ele lutou pela nossa independência, construiu uma nação onde não havia nenhum, e fez-nos orgulhosos de ser cingapurianos. Nós não vamos ver um outro homem como ele."

Sr. Lee supervisionou a independência de Cingapura da Grã-Bretanha e da separação da Malásia. Sua morte foi anunciada no início na segunda-feira. Esteve hospital por várias semanas com pneumonia e vivia com ajuda de aparelhos.

Como LKY foi capaz de fazê-lo:

1) A maioria dos líderes (políticos) são demasiado egoístas e sedentos de poder (e até mesmo se eles não começam dessa maneira, o efeito vencedor tem uma tendência a deformar seus cérebros ao longo do tempo). Pode ter sido isso o que aconteceu com Napoleão;

2) Poucas pessoas têm a inteligência bruta e capacidade racional necessárias;

3) Quantas pessoas têm a força de caráter para desistir de suas vidas inteiras para a construção de uma corporação ou um país?

4) A maioria dos países são culturalmente e ideologicamente facilmente manipuladas pela opinião popular para aceitar a idéia de uma ditadura benevolente;

5) A maioria dos países (maiores) tem muitos interesses de diferentes tipos, e a corrupção já ocorre muito profundamente.

Adepto da disciplina, Lee defendeu punições severas para as infrações sociais

Algumas lições de sabedoria para aprender com LKY

# 1 A importância dos incentivos

Colocar os incentivos certos no lugar é o fator mais importante que determina o sucesso de longo prazo de uma organização, empresa ou um país. É papel da liderança para assumir que as pessoas irão burlar o sistema impiedosamente, e, portanto, torná-lo tão duro quanto humanamente possível para fazer isso.

Ao contrário de muitos outros países, como a Suécia, onde a maioria dos políticos são incompetentes - LKY, como Napoleão, César, e os Pais Fundadores, entendeu que o governo deve ser meritocrático.

# 2 A importância da prevenção: Seja implacável com os malfeitos

LKY, como outras muitas pessoas inteligentes, entendem a importância da prevenção.

o ato de fazer errado nunca deve ter que ser corrigido, eles devem ser impedidos.

A maioria dos malfeitos decorrem da incompetência ou psicologia negativa (maus hábitos e falta de disciplina), e como tal, eles têm uma forte tendência a se repetir, especialmente a nível nacional. É quase impossível de corrigir um problema, uma vez que tornou-se culturalmente enraizado.

O problema é que a maioria das pessoas não são capazes de pensar a longo prazo e lidar com a mudança incremental.

Em vez disso, eles cometem o erro de permitir que problemas cresçam como o câncer _, até que não possam mais ser interrompidos. Só então os meios de comunicação começam a elaboração de relatórios sobre ele - de uma forma não tão construtivo, perguntando: "Quem é o culpado !?"

Jogando o jogo da culpa é para crianças.

Os adultos pensam em termos de prevenção.

# 3 A importância da percepção pública

Não só LKY colocar nos incentivos financeiros adequados, atraindo assim os ministros mais competentes, mas também aumentou o respeito e status pelo qual os políticos e estadistas de Singapura são tratados.

LKY definir uma política estrita de não-aceitação contra sátira, piadas grosseiras, ou caricaturas de si mesmo e da liderança:
"Se você continuar zombando de seu líder, zombando dele, todos os dias, e ele não tem direito de resposta, é muito difícil para ele comandar o seu respeito".

# 4 Os seres humanos não são iguais e nem nunca serão!

Só uma pessoa com um caráter forte pode falar a verdade, especialmente quando sua posição na vida depende disso. Felizmente, LKY era tal um indivíduo, e ele se atreveu a repartir 'verdades duras':

O ser humano é uma criatura desigual. Isso é fato.

Todas as grandes religiões, todos os grandes movimentos, todas as grandes ideologias políticas começam dizendo 'vamos fazer o ser humano tão iguais quanto possível ». Na verdade, ele não é igual, nunca será.

Fiel à sua palavra, em uma entrevista em 2013 no 120º aniversário da Shell, LKY foi perguntado "Qual é o sentido da vida?", E respondeu o seguinte:

A vida é o que você faz dela. Você é fruto de  uma aleatória mão de cartas, seu DNA foi determinado por sua mãe e seu pai. . . Seu trabalho é fazer o melhor com as cartas que lhe foram dadas.

O que você pode fazer bem feito? O que você não Pode fazer bem feito? No que você é o pior ?

Se você me pede para ganhar minha vida como um artista, eu vou morrer de fome. Porque eu não sei desenhar. Não estava em meu pai ou em minha mãe ou nos meus avós e bisavós.

Mas se você me pedir para fazer questões matemáticas, ou para discutir e apontar, eu vou sobreviver. Essas são as cartas que me foram  dadas, e eu vou usá-las.

Não tente fazer algo que você não foi favorecido pela natureza para fazer.

Países como a Suécia (onde a noção de "igualdade" tornou-se uma espécie de religião estranha para pessoas burras) faria bem para eles aprenderem isso.

Jogue a sua mão com suas melhores habilidades.

# 5 Não confie ou siga a mídia de massa, a cultura popular, e defina o seu próprio curso

Eu nunca fui muito preocupado ou obcecado com pesquisas de opinião ou pesquisas de popularidade. Eu acho que um líder que é, é um líder fraco.

Em muitos países, como os EUA, as eleições são baseadas em polling e mídia popular. Isso é chamado de populismo. Política tornou-se semelhante à _ entretenimento de TV e reality shows. LKY não teria isso, e (com razão) bateu o pé.

Além disso, pesquisas de opinião e focus groups não são de confiança. As pessoas mentem ou responder sob a pretensão de correção política.

---

Será que deveríamos criar o partido de LKY, o “Partido de Ação Popular” (PAP, em inglês: People's Action Party; chinês simplificado 人民行动党 pinyin: Rénmín Xíngdòngdǎng) aqui no Brasil? Será que teríamos sucesso em ter a ideologia e os métodos em pleno uso por aqui?

As forças da natureza mostram o Caos como o antagonista do Cosmos, da mesma forma que as ondas são precedidas por ressacas, que a esquerda intercala poder com a direita. Dessa forma, depois da desordem deveremos seguramente ter a tão sonhada ordem – só não sabemos como ela deverá chegar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Surpreendentes Semelhanças na Produção de Cauim Tiquira Sake e Shochu

  Em minha pesquisa, busco resgatar o que deve ter sido o Cauim do Inhapuambuçu, uma bebida consumida por Tibiriçá na antiga região do Triân...