segunda-feira, 2 de junho de 2014

Revista de Antropofagia - Edição Atual

As vésperas da copa, quando o sentimento de orgulho pelo nosso país conflita com a dor de ver nossas instituições mal administradas, o povo faz das manifestações suas melhores ferramentas.

Nesse intuito AME O BRASIL decide fazer a manifestação reescrevendo o...

MANIFESTO ANTROPOFAGICO

Perguntei a um político o que fazer com o dinheiro publico. Ele me respondeu que esse dinheiro deveria ser usado para pagar seus altos salários e suas mordomias. Comi-o.

E quanto aos Exmos. senhores Políticos ‘Mamungára’*

 ‘Xe moaîu-marangatu, Xe moyrô-etê-katû-abo, aipo t-ekó-pysasu’**

Você se acha ‘ikirimáua’***, mas é um idiota,

Quando os comemos, percebemos que é contrário à nossa dignidade de homem obedecer a leis injustas. Quando os comemos, percebemos que nenhuma tirania pode escravizar-nos.

Nunca fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval. O índio vestido de senador do Império.

A favor do Cacique Juruna, que vestido com a roupa do homem, fez valer sua palavra sobre a dos Exmos. senhores Políticos ‘Mamungára’

Alem de ser escravo de sua própria corrupção, o dinheiro desviado que enche sua cueca é a mesma verba que falta na conservação de seu tumulo, deixa pobre seu filho e seu neto e por fim, amaldiçoa sua imagem no futuro que virá.

Mas nunca admitimos o nascimento da lógica entre nós, a sabedoria é fenômeno recente entre os homes – anos levarão para que dominemos a inteligência como uma onça domina seu instinto.

Se Deus é a consciência do Universo Incriado, Guaraci é a mãe dos viventes. Jaci é a mãe dos vegetais.

Não tivemos especulação. Mas tínhamos adivinhação. Tínhamos Política que é a ciência da distribuição. Haveremos de ter um sistema social-planetário de pós-escassez.

Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.

Tupi, or not tupi that is the question.

Revolução Caraíba. Maior que a Revolução Francesa.

Contra Anchieta cantando as onze mil virgens do céu, na terra de Iracema, – o patriarca João Ramalho fundador de São Paulo.

A nossa independência ainda não foi proclamada. Frape típica de João Alves questionado numa CPI, em 1993, sobre o seu incrível enriquecimento: - “Fácil. Ganhei tudo na loteria. Ganhei 123 vezes nos últimos dois anos”. Devoremos essa dinastia. É preciso fazer a digestão de tais exemplos para cagar o homem de bem e a politica dos justos

Digestão que cria a ordem dos Abarebêbê**** — Santos=Dumont, digno homem que nos deu as asas e por elas nada pediu em troca.

Que perdeu a razão por grande amor que teve por Pindorama, pelo mau uso dos pássaros em guerra e pela valorização da dignidade do ser.

Contra a realidade social, vestida e opressora – a realidade sem complexos, sem loucura, sem prostituições e sem penitenciárias do matriarcado de Pindorama.

#AMEOBRASIL a serviço de OSWALD DE ANDRADE Em Piratininga Ano 460 da Deglutição do Bispo Sardinha." (a essa data Oswald de Andrade alude ironicamente a um episódio da história do Brasil, no qual o naufrágio do navio em que viajava um bispo português, o levasse a ser devorado por índios antropófagos.

* - ‘corrupto’ em Tupi antigo
** - ‘Importuna bem, me deixa muito irado, essa nova lei’ em Tupi antigo
*** - ‘esperto’ em Tupi antigo
**** - Em tupi antigo o homem distinto que voa - o padre voador


Sem a menor intenção de igualar Oswald de Andrade em sua Revista de Antropofagia, Ano 1, No. 1, maio de 1928.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lendária Ponta da Pirabura, Naufrágio do Príncipe de Astúrias e Outras Histórias

O Príncipe das Astúrias danifica fatalmente o casco do navio nas rochas da Ponta da Pirabura, o naufrágio aconteceu em menos de 5 minutos A ...