segunda-feira, 9 de junho de 2014

Forças da natureza contra a corrupção

O que a corrupção, a poluição dos rios urbanos e os já não tão recentes ataques de tubarões aos banhistas em Recife tem em comum? - Tudo.

Vamos começar pelos tubarões, antes da construção do porto de Suape não se tinha registro desses ataques nas águas do Recife, dessa forma o mais lógico seria botar a culpa na situação criada pela chegada do porto e seus impactos ambientais, mas isso não parece ser o fator determinante.


read this article in English

No documentário "Rebelião de Tubarões", apresentado no Discovery Channel, Lawrence Wahba investiga os ataques e identifica a espécie culpada, os Tubarões Cabeça Chata (Carcharhinus leucas). Wabba mergulha com esses tubarões em Cuba e esses ficam extremamente calmos, o biólogo se surpreende com a pacificidade dos bichos de Cuba.


Os Carcharhinus leucas tem um padrão de alimentação bastante passivo, eles buscam seus alimentos que surgem em abundancia nos recifes de corais e dificilmente gastam energia em ataques para se alimentarem. Isso parece ser contraditório com o que acontece no Recife, pois devorar homens requer um grande emprego de energia no ataque.


Porque então os Tubarões atacam os banhistas?


No mesmo documentário Wabba repara que as praias de Cuba, com águas claras tem grande abundância de peixes pequenos, carcaças e outros alimentos passivos para os tubarões. Já no Recife, a poluição despejada nas praias através dos poluídos rios, tornou as águas turvas, e dizimou muito a presença de peixes e outros alimentos passivos para os Carcharhinus leucas. A escassez desse alimento fez com que o animal saísse de sua zona de conforto para atacar os banhistas. Essa passou a ser a única opção.


Leucas Swimming "Tubarão Cabeça Chata" em águas poluídas de Recife - Brasil
Poluir os rios das grandes cidades é sem duvida a pratica menos inteligente que a administração publica e a iniciativa privada podem fazer. Pode-se dizer que quem o faz, não difere de alguém que defeca na porta de sua própria casa.

Pior ainda, ao comprometer a já escassa reserva de água doce no planeta, o homem cria a ele mesmo o problema adicional da falta de água e compromete a geração de energia hidroelétrica (vide o problema dos paulistanos com crise no sistema Cantareira).

Porque então continuamos a cometer esse erro tão crasso?

Simplesmente porque investir dinheiro publico em saneamento básico não da voto. Some-se a isso a corrupção em todos os níveis de administração que compromete essas obras que custam muito caro e demoram demais para serem concluídas. A quantidade de doenças causadas devido a esta falta de saneamento básico é enorme e acaba afetando a educação, pois crianças mais doentes faltam às aulas.

A criança com déficit de educação se transforma no adulto com deficiência de percepção ambiental, e esse o ciclo tende a continuar até que algo mais dramático ocorra.

É uma pena que grande parte dos políticos não peguem onda em Recife, pois o ataque de tubarão a um deles seria a melhor forma de fechar esse ciclo, e quem sabe a comoção levaria a uma revisão em seus conceitos, e ao fim do péssimo habito brasileiro de poluir os rios de quase todos os nossos centros urbanos.


Os Heróis Bruzundanga , n. 2 - o herói brasileiro 'Assum Preto', um sensível e violento 'cangaceiro', cansado de ser enganado, pega um político corrupto pelo colarinho e decide fazer justiça com as próprias mãos.
Enquanto uma besta brasileira não nos vinga dessa classe tão desgastada (políticos corruptos), o personagem Assum Preto, o cangaceiro sensível e violento da saga Heróis da Bruzundanga parece ser nossa única opção -Rsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lendária Ponta da Pirabura, Naufrágio do Príncipe de Astúrias e Outras Histórias

O Príncipe das Astúrias danifica fatalmente o casco do navio nas rochas da Ponta da Pirabura, o naufrágio aconteceu em menos de 5 minutos A ...