terça-feira, 9 de outubro de 2012

História de Itã - o Homem dos Sambaquis


Mal chegam ao Sambaqui Itã e sua comitiva se alimentam dos mariscos do prospero local
Ano 6700 aC - Um pequeno hominídeo de aproximadamente 1,50m de altura lidera um grupo de caçadores/coletores numa região interior próxima à praia das Cabeçudas, em Santa Catarina (naquela época o nível do mar estava mais alto do que nos dias atuais).

read this article in English
Itã - O homem do Sambaqui
Podemos chamar este pequeno hominídeo de Itã (concha / pedra polida em Tupi antigo).

Itã avança com um pequeno grupo e encontra um diminuto Sambaqui abandonado em meio a uma rica reserva de moluscos, em uma linda praia. Essa pequena formação de 6 homens liderada por Itã é um grupo avançado que tem o objetivo de explorar os arredores, logo após de terem sido expulsos de um rico sitio a alguns quilômetros dali.

Este Sambaqui parece ter sido abandonado devido a escassez de moluscos, mas com o passar do tempo, deixou de ser um sambaqui exaurido e agora apresenta certa prosperidade.

Itã volta a seu grupo familiar acampado no interior e avisa os cerca de 200 integrantes de sua tribo familiar sobre a sua boa descoberta.

Esta é uma historia fictícia, com base nos últimos resultados de pesquisas arqueológicas que pode bem ter acontecido. Existe no litoral brasileiro e nas foz de grandes rios centenas de sítios arqueológicos de um povo seminômade, que viviam com uma certa organização social nos chamados Sambaquis.

Os Sambaquis (do tupi tamba'kï; literalmente "monte de conchas") encontram-se em toda costa brasileira, também são chamados de concheiros, casqueiros, berbigueiros, Sell Middens, etc. Estes depósitos de material histórico desde cedo chamaram a atenção dos colonizadores, foram visitados pelo Imperador D. Pedro II, exímio naturalista, que por eles se encantou, foram alvos de estudos por parte da Universidade de São Paulo e atraíram a atenção de Paul Rivet, o lendário Diretor do Museu do Homem, e "pai" da moderna Antropologia americana. No litoral sul do Brasil foram estudados pelo arqueólogo João Alfredo Rohr.

Aspecto de um sambaqui

Estes sítios arqueológicos de dimensões monumentais que chegavam a ter até 30 metros de altura serviam de habitação, refugio e até mesmo de cemitério. Durante muito tempo acreditou-se que tratava-se apenas de restos fossilizados de povos antigos, mas estudos recentes indicam que estes montes de concha foram construídos propositalmente.

O estudo destas construções fornece um intrincado material de pesquisa tal qual um quebra-cabeças que nos mostra como foi a vida cotidiana dos homens pré-históricos que habitavam o litoral brasileiro.
Objetos colocados junto aos corpos indicam o ritual funerário - Museu do Homem do Sambaqui - SC

Restos de peixes e moluscos indicam que eles eram pescadores e coletores. "Descobrimos que a maioria dos grupos era sedentária e não nômade, como se pensava antes", diz o arqueólogo Paulo DeBlasis, da Universidade de São Paulo (USP).
A seguir, passo a passo de como os Sambaquieiros faziam os anzóis a partir de um fragmento de osso 

Restos de fogueira e de alimentos indicam que a dieta dos sambaquieiros vinha principalmente do mar. Algumas comunidades já cultivavam vegetais, o que trazia um problema inesperado: em cadáveres de sambaquis do Rio de Janeiro, a alta incidência de cáries pode estar relacionada ao consumo excessivo de mandioca.
Esta estatua de um casal de aves - Zoólito -  indica que os homens do Sambaqui praticavam a arte
A destreza dos sambaquieiros ficou registrada nos zoólitos, esculturas de pedra que representam mais de duas centenas de animais e de figuras geométricas. Em alguns casos, os artesãos caprichavam tanto nas imagens de peixes que é possível até reconhecer a espécie representada

Desde a planície costeira centro-sul de Santa Catarina, entre Passagem da Barra (município de Laguna) e lago Figueirinha (município de Jaguaruna), foram mapeados 76 sambaquis, dos quais 48 já possuem datação.
Utensílios para trabalhos diversos
A diferença de hábitos culturais e alimentares, levou à conclusão de que o sambaqui era obra de uma sociedade distinta daquela dos Tupi-guaranis, que então povoavam toda a região costeira do país. Estudos recentes, sugerem que os sambaquis foram erguidos por povos que viveram na costa brasileira entre 10 mil e 2 mil anos antes do presente.

O levantamento sistemático de sítios de Santa Catarina e datações permitiu identificar padrões de distribuição espacial nos sambaquis da região, quanto ao contexto sedimentar da época de construção, estratigrafia e idade. Desse modo, reconheceram-se nos sítios da região: cinco contextos geológico-geomorfológicos de localização; três padrões estratigráficos; e quatro fases de ocupação sambaquieira baseadas na quantidade de sítios e no tipo de padrão construtivo dominante.

O maravilhoso trabalho realizado pelos pesquisadores do Museu do Homem do Sambaqui Padre João Alfredo Rhor em Florianópolis – SC promete revelar ainda mais segredos sobre a bela historia dos primeiros homens que habitavam nossas terras, muito antes da chegada dos colonizadores.

15 comentários:

  1. ME AJUDOU A FAZER A LIÇÃO DE CASA

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz Jacikele Macario , muito obrigado por sua participação!!

    ResponderExcluir
  3. eu adorei esse texto e as imagens tudo sobre os sambaquis

    ResponderExcluir
  4. foi muito legal ver os esqueletos,e os anzóis é muito interessante

    ResponderExcluir
  5. me ajudou muito em um trabalho de escola

    Aline,Ana Paula e Kesia
    Escola Aninha Pamplona Rosa
    Gaspar-SC

    ResponderExcluir
  6. Adorei ! Me ajudou muito no trabalho da Escola!

    Samira.
    E. E. B. Professora Aninha Pamplona Rosa

    ResponderExcluir
  7. gostei deste texto me ajudou muito na escola-YURI.

    ResponderExcluir
  8. essas informações vão me ajudar muito no meu trabalho da escola-GABRIEL.
    ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ANINHA PAMPLONA ROSA
    GASPAR-SC

    ResponderExcluir
  9. me ajudou muito no trabalho da escola e me ensinou o que e sambaquis.
    Paulo e Jeferson
    E.E.B Prof Aninha P Rosa - Gaspa SC

    ResponderExcluir
  10. Achei muito legal as histórias dos sambaquis elas são muito interesantes e ajudou muito nos estudos.

    Caroline Denegredo,Carla C. D.Klabunde.

    E.E.B. Professora Aninha Pamplona Rosa.
    Gaspar-SC

    ResponderExcluir
  11. essas informações são importantes para estudar melhor
    Escola Aninha Pamplona Rosa
    Gaspar - SC
    Luiz e Wilian
























    ResponderExcluir
  12. Me ajudou a entender mais sobre os sambaquis e adorei a foto das lanças.
    Indianara eJanaina
    E.E.B Professora Aninha Pamplona Rosa

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz por ter ajudado estudantes em suas tarefas - fico mais feliz ainda em saber que essa nova geração entra em meu blog com o nome "Ame o Brasil" e compartilham de minha empolgação por nossa historia e cultura.

    Desejo a todos vida prospera feliz e brilhante.

    ResponderExcluir

Lendária Ponta da Pirabura, Naufrágio do Príncipe de Astúrias e Outras Histórias

O Príncipe das Astúrias danifica fatalmente o casco do navio nas rochas da Ponta da Pirabura, o naufrágio aconteceu em menos de 5 minutos A ...